Doutorando
Veja também mais informações no Guia de Sobrevivencia do Doutorando_v2015_1.
Matrícula (calendário acadêmico no POSMEC).
Somente a primeira matrícula – Ao ingressar no POSMEC, o aluno deverá imprimir o Requerimento de matrícula – alunos regulares e conversar com o Orientador para a definição quanto às disciplinas que deverão ser feitas no bimestre. Após isso, o aluno deverá entregar o requerimento assinado na secretaria do curso.
Em todo bimestre, a matrícula em disciplinas de alunos regulares é feita através do CAPG, nos períodos definidos pelo Calendário Acadêmico. A ficha de matrícula preenchida no CAPG deve ser impressa, assinada pelo orientador e entregue na Secretaria do POSMEC dentro do prazo estabelecido.
Matrículas em disciplinas de outros cursos de pós-graduação da UFSC – O aluno deve imprimir o Requerimento de matrícula – alunos regulares (procedimento feito manualmente, não é via CAPG) e preencher os dados da disciplina, colher a assinatura do Orientador, e entregar no POSMEC no período de matrícula do outro programa.
Todo doutorando DEVE se matricular em cada período letivo. Enquanto o aluno não completar o número mínimo de créditos, a matrícula deve ser feita em disciplinas. Após completar o número mínimo de créditos (36), o doutorando DEVE se matricular, todo período letivo, em Tese (mesmo em prorrogação). Não há taxas de matrícula envolvidas.
Ajuste e Cancelamento de Matrícula em Disciplinas
O ajuste de matrícula (feito manualmente) é feito através do Requerimento de Matrícula para Alunos Regulares (acima), preenchido, colhida a assinatura do Orientador e entregue no POSMEC. Prazo é o de cancelamento.
A matrícula em uma ou mais disciplinas pode ser cancelada por solicitação do aluno com a anuência do seu orientador. Para isso, é necessário realizar o cancelamento através do sistema CAPG. Imprimir o comprovante e entregá-lo assinado pelo aluno e pelo orientador na secretária do POSMEC (de acordo com o prazo estipulado no calendário acadêmico).
Número Mínimo de Créditos
Alunos com dedicação exclusiva devem estar matriculados em cada bimestre letivo em pelo menos 4 créditos. Todos os alunos devem completar o mínimo de 36 créditos para defender a tese. Deverá completar 48 créditos ao final (36 + 12 créditos de tese). Matrículas em um número menor de créditos podem ser autorizadas pela Coordenação em casos especiais. Para isso, o aluno deve encaminhar por escrito à Secretaria do POSMEC uma solicitação expondo os motivos. Para tal, é preciso ter a anuência do orientador.
Proficiência em Língua Estrangeira
Será exigida a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras. Os alunos estrangeiros do POSMEC deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa.
Nenhum aluno em débito com as exigências de proficiência em línguas estrangeiras poderá submeter-se à exame de qualificação.
A proficiência em língua inglesa é através TOEFL ou da prova realizada no DLLE/CCE/UFSC.
Estudo Dirigido (Somente para alunos de Doutorado)
O estudo dirigido é enviado através da Solicitação de estudo dirigido, preenchido e assinado pelo orientador e aluno, para aprovação na reunião do colegiado do POSMEC. A banca de avaliação já deve ser informada no documento mencionado. É de competência do colegiado a aprovação da solicitação e da banca apresentada. Após a aprovação na reunião do colegiado, a secretaria providenciará a matrícula do aluno no CAPG.
Para o registro da nota do aluno, ao final da avaliação, deverá ser entregue na secretaria do POSMEC o Formulario Avaliacao Estudo Dirigido assinada pelos membros da banca avaliadora.
Exame de Qualificação
Todo doutorando precisa elaborar, entregar e defender seu Exame de Qualificação (EQ) tão logo se completem os 30 créditos e antes que se completem 18 meses do ingresso no POSMEC. Nos casos em que se justificar, o prazo para a defesa do EQ pode ser estendido por até mais seis meses. Para isso, o orientador e o doutorando precisam encaminhar à Secretaria do POSMEC uma solicitação de prorrogação contendo os motivos, anexando-se um cronograma do período. Se a defesa do EQ não se der até o 24º mês a bolsa de doutorado será suspensa.
A forma, o conteúdo e outras especificidades do EQ serão regulamentadas por uma Resolução que está sendo trabalhada por uma comissão.
O texto do exame de qualificação, tipicamente, apresenta entre 60 e 90 páginas com a proposta da tese a ser desenvolvida. Deverá conter a revisão bibliográfica preliminar do tema, definir os objetivos do trabalho, realçar seus elementos inéditos, apresentar a forma como o trabalho será desenvolvido (método), o cronograma de trabalho, os resultados esperados e demonstrar que há condições e recursos suficientes para viabilizar o trabalho.
O EQ é avaliado por uma comissão examinadora composta por um mínimo de três doutores, onde o presidente deve ser um professor credenciado no POSMEC. A composição dos membros da comissão deve observar as Diretrizes_Comissoes_Examinadoras (legislação e normas) e ser aprovada pelo Colegiado Delegado. Normalmente a comissão examinadora observará: (a) Se a proposta tem o porte e a originalidade compatíveis com uma tese de doutorado; (b) Se o caminho (método) proposto tem boas chances de sucesso; (c) Se os meios necessários para o trabalho ser desenvolvido estão assegurados ou bem encaminhados e (d) Se o candidato tem suficiente domínio sobre o trabalho proposto.
A defesa do EQ tem uma parte pública e outra a portas fechadas. A parte pública inicia com uma apresentação pelo aluno de 50 minutos da proposta do trabalho. A seguir a platéia tem oportunidade de se manifestar sobre o trabalho e questionar o candidato. Na sequência, inicia-se a fase de portas fechadas. O doutorando é arguído por cada membro da comissão examinadora sobre a proposta do trabalho. Finalmente, a comissão examinadora se reúne em caráter reservado para deliberar sobre a aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa do EQ e estabelecida uma folha de recomendações onde a comissão examinadora deixa suas orientações sobre as correções de rumos, complementações e demais considerações que achar pertinentes.
O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação do EQ: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.
Atenção: não há segunda chance para a defesa do EQ. Em caso de reprovação, o doutorando é desligado do curso.
Prazo para Conclusão do Doutorado
O prazo regulamentar para a conclusão do doutorado no POSMEC é de 48 meses. A expectativa é que todas as disciplinas sejam completadas até o final do primeiro ano letivo. O exame de qualificação (EQ) deverá ser defendido idealmente até o 18º mês. A partir daí, o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, a confecção e defesa da tese devem ser realizados até o final do 48º mês. Objetividade e dedicação são elementos de grande impacto para o sucesso.
Concluir o doutorado dentro do prazo regulamentar é a melhor alternativa para o doutorando, orientador e para o POSMEC. Findo este prazo, e havendo boa justificativa, é possível solicitar prorrogações. Nos casos de força maior, até 12 meses de prorrogação podem vir a ser concedidos. Porém, não há possibilidade de prorrogar as bolsas de estudos administradas pelo POSMEC além do prazo regulamentar de 48 meses. As únicas exceções são para gestantes e doutorandos de excelente desempenho que passaram direto do mestrado para o doutorado.
Doutorandos que concluírem e defenderem suas teses de doutorado dentro do prazo regulamentar de 48 meses terão pagas pelo POSMEC as despesas com a confecção de N + 3 exemplares da tese de doutorado, sendo N o número de membros da comissão de avaliação.
Prorrogação
O pedido de prorrogação deve ser feito pelo orientador, em formulário próprio, Formulário de Prorrogação de Prazo, contendo a justificativa para a prorrogação, anexando o cronograma de atividades do período. O pedido deve ser assinado pelo doutorando e pelo orientador. Lembrando que o tempo máximo de prorrogação é de 12 meses e mínimo um período letivo. A avaliação do tempo de prorrogação fica a cargo do coordenador do curso.
Trancamento
Em casos de força maior, ou por impedimentos de ordem particular, o doutorando poderá requerer trancamento do curso. Neste período o doutorando não poderá cursar disciplinas, defender o exame de qualificação, tese de doutorado ou cumprir qualquer formalidade ligada ao curso. O período relativo ao trancamento não é contabilizado para efeito no tempo máximo de integralização do doutorado. O prazo mínimo do trancamento é de um período letivo e máximo de 12 meses. Não é permitido o trancamento da matrícula no primeiro e no último período letivo, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão do curso.
Trancamento só pode ser pedido no período de matrícula, no início de bimestre.
Obs: na efetivação do trancamento a bolsa é imediatamente cancelada.
Formulário de Trancamento do Curso
É permitido trancamento de até 12 meses mais prorrogação de até 12 meses.
Desistência
Atualmente, o aluno que solicita a desistência dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação) tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso, a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão. Não pode ser solicitada caso o aluno esteja na iminência de desligamento.
Desligamento
O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos e aos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa. Será desligado do programa por insuficiência de desempenho o aluno que se enquadrar em qualquer um dos itens a seguir:
- deixar de se matricular por dois períodos consecutivos, sem estra em regime de trancamento;
- caso seja reprovado em duas disciplinas;
- quando esgotar o prazo máximo para conclusão do curso;
- se for reprovado no exame de tese.
Orientador
Cada doutorando tem que ter um orientador de doutorado credenciado pelo POSMEC. A definição do orientador é por ocasião do ingresso do doutorando no curso. O orientador guiará o aluno na escolha das disciplinas necessárias para desenvolver o plano de trabalho acordado, bem como em todas as fases de desenvolvimento do EQ, da pesquisa e do documento da tese.
A troca de orientador é permitida, seja por iniciativa do aluno, ou por iniciativa do orientador. Basta enviar e-mail com cópia para o antigo e para o novo orientador, informando a troca.
Veja mais no Regimento POSMEC 2011.
A inserção de coorientador será feita a pedido, a qualquer momento, com aprovação pelo Colegiado.
Tese de Doutorado
A tese de doutorado é o documento escrito no qual estarão registrados os desenvolvimentos e contribuições do trabalho de pesquisa desenvolvido no escopo do doutorado. Deve ser redigido com rigor científico na língua Portuguesa. O Colegiado pode autorizar o uso da língua Inglesa. O POSMEC disponibiliza um Modelo_ Tese e dissertação (Microsoft Word) que deve ser preferencialmente utilizado. Há também o Modelo de Dissertação e Tese em LATEX.
A tese de doutorado deve ser defendida pelo aluno perante uma Comissão Examinadora composta do Orientador (presidente) e mais três outros membros definidos de acordo com as Diretrizes Comissões Examinadoras, onde um dos participantes deve ser externo à UFSC. Um dos membros externos é designado Relator da tese. Ele examinará previamente o trabalho e emitirá um parecer recomendando ou não a defesa da tese na forma como se encontra. A defesa só pode ser autorizada com o parecer positivo do Relator.
A composição da comissão avaliadora tem que ser solicitada pelo orientador em formulário próprio e precisa ser aprovada pelo Colegiado Delegado antes da defesa. Recomenda-se que a solicitação de aprovação da comissão avaliadora seja encaminhada à Secretaria do POSMEC com pelo menos 45 dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa.
A defesa é pública. Inicia com uma apresentação de 50 minutos feita pelo aluno sobre o seu trabalho. É seguida de arguições por parte de cada membro da comissão avaliadora. O público presente também tem oportunidade de se manifestar. Na sequência, a comissão avaliadora, em caráter reservado, delibera pela aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa e estabelecida uma folha de requisitos que a comissão examinadora pode exigir que sejam incorporados na versão final da tese de doutorado.
O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação da tese de doutorado: Dicas para escrever melhor e Dicas_Apresentacoes_Orais.
Atenção: não há segunda chance para a defesa da tese de doutorado. Em caso de reprovação, o doutorando é desligado do curso.
Publicação em Periódico
Cada doutorando precisa publicar pelo menos um artigo em periódico internacional de bom nível. É requerido que o Qualis do periódico seja A1, A2, B1 ou B2. O Colegiado Delegado NÃO APROVARÁ a banca de doutorado sem a comprovação de que o artigo foi publicado, ou está aceito para publicação ou foi submetido para publicação.
Defesa de Tese e Diploma de Doutorado
Para a defesa da Tese o aluno deve seguir os PASSOS PARA A DEFESA – 2019
É de interesse do aluno o pedido de diploma.
Após a aprovação na defesa de doutorado, o já doutor deve cumprir algumas formalidades para requerer o seu diploma de doutorado. Dentre elas, deve entregar a versão definitiva da sua tese dentro dos prazos definidos pela comissão examinadora.
Após a defesa (em torno de uns 5 dias), deve-se dirigir à secretaria do POSMEC para fazer o check-list da documentação para o pedido de diploma. Para o POSMEC, o aluno deverá entregar somente a versão final digital (com as assinaturas). Enviar versão final para tese.posmec@gmail.com.
Veja as demais providências necessárias no Processo Requerimento de diploma
Para retirar a certidão negativa de debito da BU, que é necessária para pedido de diploma, é só seguir o link: http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/
Defesas em sigilo: Passos para o sigilo
- Arquivos Entrega digital de dissertações e teses na BU – NOVO
1- Resolução Normativa nº46/2019
2- Template-A4_Teses_Dissertacoes
3- Orientação-para-Criação-de-Certificado-Digital
4- Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclusão-de-curso-em-nível-de-mestrado-e-doutorado