Mestrando

Nesta página foram reunidas algumas informações úteis sobre a vida acadêmica dos Mestrandos do POSMEC. Ela tem caráter orientativo e não substitui o Regimento POSMEC 2011 nem a Resolução Normativa da Pós-Graduação (95/CUn/2017). SEU HISTÓRICO ESCOLAR DISPONÍVEL NO CAPG CONTEM INÚMERAS INFORMAÇÕES SOBRE SUA SITUAÇÃO JUNTO AO POSMEC, É DEVER DO ALUNO VERIFICAR PERIODICAMENTE O SEU HISTÓRICO.

Ingresso no Mestrado: A entrada no mestrado se dá por publicação de edital específico para tal. Anualmente, são publicados dois editais, um em maio (para entrada em agosto – 2º semestre) e outro em outubro (para entrada em março do ano seguinte – 1º semestre). Mediante inscrição no CAPG e encaminhamento da documentação requerida no prazo estipulado pelo edital, o candidato será avaliado por uma comissão de avaliação, designada conforme a área de concentração pretendida.

Matrícula (prazo do calendário acadêmico do POSMEC)

Somente a primeira matrícula: Ao ingressar no POSMEC,  imprimir  o Requerimento de PRIMEIRA matrícula – alunos regulares  e conversar  com  um  professor da  área  de concentração pertencente ao Colegiado Delegado do POSMEC,  na  qual  foi selecionado,  para orientação quanto às disciplinas que deverão ser feitas no bimestre.  O  aluno  deverá encaminhar o requerimento assinado digitalmente para a  secretaria do curso nas datas previstas no calendário acadêmico para alunos novos, para efetivação da matrícula (ppgemc@contato.ufsc.br)

Matrícula de Alunos Regulares nas Disciplinas do POSMEC:  A matrícula é feita através do CAPG nos períodos definidos pelo Calendário Acadêmico nas datas previstas para os alunos regulares do programa. Todo mestrando tem que se matricular em cada período letivo, em não menos que 4 créditos. Após completar o número mínimo de créditos (18) com índice de desempenho não inferior a 7,0, o mestrando tem que se matricular todo período letivo em Dissertação (mesmo em prorrogação de prazo).

Alunos Regulares do POSMEC – Matrículas em disciplinas de outros cursos de pós-graduação da UFSC: O aluno deve baixar o Requerimento de matrícula de alunos regulares POSMEC em OUTROS CURSOS (disponível no link Formulários) , preencher os dados da disciplina, obter a assinatura digital do Orientador e encaminhar via email (ppgemc@contato.ufsc.br) para o POSMEC no período de matrícula do outro programa.

Matrícula em disciplinas do POSMEC de Alunos Regulares de outros cursos de pós-graduação:  Fazem matrícula na própria secretaria do seu curso, com formulário do respectivo curso, mas na data de matrícula de regulares do POSMEC.

Ajuste e Cancelamento de Matrícula

O ajuste de matrícula é feito pelo Requerimento de AJUSTE de matrícula – alunos regulares, preenchido e encaminhado ao POSMEC (ppgemc@contato.ufsc.br) nas datas previstas em calendário acadêmico, após o orientador ou professor da área de concentração (quando o aluno não tem orientador) assinar.

A matrícula em uma ou mais disciplinas pode ser cancelada com a anuência do seu orientador. Para isso, é necessário realizar o cancelamento através do sistema CAPG. Não aceitamos cancelamento fora do prazo, uma vez que é feito on line. O cancelamento de disciplinas é exclusivo dos alunos regulares do curso, que têm acesso ao CAPG.

Número Mínimo de Créditos

Alunos com dedicação exclusiva devem estar matriculados em cada bimestre letivo em pelo menos 4 créditos, como já mencionado anteriormente. Devem ainda completar o mínimo de 18 créditos para defenderem a dissertação e 15 créditos para defesa do PDM. Para finalizar o mestrado, o aluno deve completar 24 créditos (18+6 da dissertação). Matrículas em um número menor de créditos podem ser autorizadas pela Coordenação em casos especiais. Para isso, o mestrando deve encaminhar por email à Secretaria do POSMEC uma solicitação expondo os motivos, que poderá ser no requerimento de matrícula. Para tal, é preciso a anuência do orientador.

Projeto de Dissertação de Mestrado

Todo mestrando de Dedicação Exclusiva deve elaborar, entregar e defender seu Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM) antes que se completem 12 meses do ingresso do aluno no POSMEC. É necessário ter entregue o comprovante de proficiência em Inglês e ter completado 15 créditos. Nesse momento, o orientador já deve ser definido.

Os prazos para a entrega da Solicitação de banca de PDM ao POSMEC e para apresentação estão previstos no Calendário Acadêmico.

A defesa do PDM deve ser agendada diretamente com o orientador, antes dos 12 meses de ingresso. O orientador deve imprimir e levar, no dia da defesa, duas folhas do formulário de avaliação de PDM (Relatório de Apresentação PDM), que devem ser entregues juntas, após a defesa, na Secretaria do POSMEC.

A forma, o conteúdo e outras especificidades do PDM estão regulamentadas através da Resolução Normas PDM (02-POSMEC-2014). O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação do PDM: Dicas para escrever melhor e Dicas Apresentacoes Orais.

Proficiência em Língua Estrangeira

Será exigida a comprovação de proficiência na língua inglesa. Os alunos estrangeiros do POSMEC deverão também comprovar proficiência em língua portuguesa. Nenhum aluno em débito com as exigências de proficiência em línguas estrangeiras poderá defender sua dissertação de mestrado.

A proficiência em língua inglesa é através TOEFL, com no mínimo 47 pontos no quesito leitura, ou da prova realizada no DLLE/CCE/UFSC. Aluno sem comprovar a proficiência não defende. Curso com mais de 60/h podem ser avaliados para comprovação da proficiência.

Prazo para Conclusão do Mestrado

O prazo regulamentar para a conclusão do mestrado no POSMEC é de 24 meses. A expectativa é que todas as disciplinas sejam completadas até o final do primeiro ano letivo para o aluno em dedicação exclusiva. A partir daí, o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, a confecção e defesa da dissertação devem ser realizados até o final deste prazo, nos últimos 12 meses, onde o aluno já têm os 18 créditos, ele deve se matricular em dissertação, em todos os bimestres até a defesa da dissertação. Objetividade e dedicação são elementos de grande impacto para o sucesso.

Concluir o mestrado dentro do prazo regulamentar é a melhor alternativa para o mestrando, orientador e para o POSMEC. Findo este prazo e, havendo boa justificativa, é possível solicitar prorrogações. Nos casos de força maior,  até 12 meses de prorrogações podem vir a ser concedidos. Porém, não há possibilidade de prorrogar as bolsas de estudos administradas pelo POSMEC além do prazo regulamentar de 24 meses. A única exceção é para gestantes.

Prorrogação

O pedido de prorrogação deve ser feito pelo professor orientador, em formulário próprio (Formulário de Prorrogação de Prazo), contendo a justificativa para a prorrogação, anexando o cronograma de atividades do período. Lembrando que o tempo máximo de prorrogação é de 12 meses e mínimo um período letivo, de 2 meses. A avaliação do tempo de prorrogação fica a cargo do coordenador do curso. Lembrando que as datas referentes à prorrogação estão disponíveis para consulta no histórico do aluno no CAPG, e que o aluno deve estar atualizado em relação a essas datas, informando-as ao seu orientador.

Trancamento

Em casos de força maior, ou por impedimentos de ordem particular, o mestrando poderá requerer trancamento do curso, é um direito do aluno, basta haver a concordância do orientador. Neste período, o mestrando não poderá cursar disciplinas, defender dissertação ou cumprir qualquer formalidade ligada ao curso. O período relativo ao trancamento não é contabilizado para efeito no tempo máximo de integralização do mestrado. O prazo mínimo do trancamento é de um período letivo e máximo de 12 meses. Não é permitido o trancamento da matrícula no primeiro e no último período letivo, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão do curso. Se o aluno for bolsista, a bolsa será cancelada no momento da solicitação do trancamento. Disciplinas cursadas durante o trancamento não poderão ser validadas.

O trancamento só pode ser solicitado em período de matrícula em disciplinas, no início do bimestre.

Obs: Alunos a partir de 2015, terão o prazo de prorrogação e trancamento somados, por exemplo: 1) se o aluno trancar 12 meses, não poderá mais prorrogar (Resolução 95/2017), 2) se trancar 06 meses só terá direito a prorrogar mais 06.

Formulário de Trancamento do Curso

Desistência

Atualmente, o aluno que solicita a desistência (não há formulário, pedido com justificativa assinado pelo orientador) dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação) tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso, a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão. Aluno na iminência de desligamento não pode solicitar desistência.

Desligamento

Será desligado do programa por insuficiência de desempenho o aluno que:

  1. Deixar de se matricular por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;

      2. Caso seja reprovado em duas disciplinas;

      3. Quando esgotar o prazo máximo para conclusão do curso;

      4. Se for reprovado no exame de dissertação.

O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos e aos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa, visto que o desligamento possui caráter punitivo.

Orientador

Cada mestrando tem que ter um orientador de mestrado credenciado pelo POSMEC. A definição do orientador normalmente é feita no primeiro ou segundo período letivo. No mais tardar, a definição tem que ser anterior ao início da preparação do Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM). O orientador guiará o aluno na escolha das disciplinas necessárias para desenvolver o plano de trabalho acordado, bem como em todas as fases de desenvolvimento da pesquisa e da dissertação. A formalização do orientador dar-se-á com a defesa do PDM.

A troca de orientador é permitida, seja por iniciativa do aluno, ou por iniciativa do orientador. Para solicitar inserção de orientador ou troca, basta entrar em contato com a Secretaria do POSMEC. A inserção de coorientador será feita a pedido, com conhecimento do orientador, a qualquer momento, e passa pela apreciação do Colegiado.

Dissertação de Mestrado

A dissertação de mestrado é o documento escrito no qual estarão registrados os desenvolvimentos e contribuições do trabalho de pesquisa desenvolvido no escopo do mestrado. Deve ser redigido com rigor científico na Língua Portuguesa.

O Colegiado Delegado deve autorizar o uso da Língua Inglesa. O POSMEC disponibiliza um  Modelo Tese e dissertação (Microsoft Word) que deve ser preferencialmente utilizado. Há também o Modelo de Dissertação e Tese em LATEX.

A dissertação de mestrado deve ser defendida pelo aluno perante uma Comissão Examinadora, composta do Orientador (presidente) e mais dois outros membros, sendo ao menos um deles externo ao programa (Verificar as Diretrizes_Comissoes_Examinadoras). A composição da comissão avaliadora tem que ser solicitada pelo orientador em formulário próprio (Solicitação Banca para Colegiado) e precisa ser aprovada pelo Colegiado Delegado antes da defesa. Recomenda-se que a solicitação de aprovação da comissão avaliadora seja encaminhada à Secretaria do POSMEC com pelo menos 30 dias de antecedência em relação à data prevista para a defesa.

A defesa é pública. Inicia com uma apresentação de 50 minutos feita pelo aluno sobre o seu trabalho. É seguida de arguições por parte de cada membro da comissão avaliadora.  O público presente também têm oportunidade de se manifestar. Na sequência, a comissão avaliadora delibera pela aprovação ou não do trabalho. É lavrada a ata da defesa e estabelecida uma folha de requisitos que a comissão examinadora pode exigir que sejam incorporados na versão final da dissertação de mestrado.

O POSMEC preparou algumas orientações para ajudá-lo no processo de elaboração e apresentação da dissertação de mestrado: Dicas para escrever melhor e Dicas Apresentacoes Orais.

Atenção: não há segunda chance para a defesa da dissertação de mestrado. Em caso de reprovação, o mestrando é desligado do curso.

TC validado como PDM

 A fim de ser validado como PDM (Projeto de Dissertação de Mestrado), além de cumprir os critérios da graduação, o documento deve conter os elementos de PDM, conforme descritos na norma do POSMEC. É importante que a banca examinadora seja selecionada conforme esses critérios. Com base nesta norma, é possível verificar que o PDM é um documento mais simples que o TC, pois o PDM é propositivo. Sendo assim, o TC deve conter os elementos de cronograma e previsão financeira (se for o caso) para realização do mestrado. Para validação, uma vez realizada a defesa do TC, os professores da banca devem preencher as fichas de avaliação de PDM preparadas pelo POSMEC e entregar na Secretaria do POSMEC.

Para baixar o arquivo de avaliação de PDM, acesse este link.

Seguindo esses procedimentos, a aprovação do TC será válida como PDM.

Passos para Defesa e  Diploma de Mestrado

Para a defesa de Dissertação de Mestrado:

  1. O orientador deve solicitar a banca ao POSMEC (Solicitação de banca mestrado– área do Orientador) nas respectivas datas para serem apreciadas na reunião do Colegiado (primeira quarta-feira de cada mês):

– Até dia 29/01 – Reunião dia 05/02

– Até dia 26/02 – Reunião dia 04/03

– Até dia 29/04 – Reunião dia 06/05

– Até dia 27/05 – Reunião dia 03/06

– Até dia 24/06 – Reunião dia 01/07

– Até dia 29/07 – Reunião dia 05/08

– Até dia 26/08 – Reunião dia 02/09

– Até dia 30/09 – Reunião dia 07/10

– Até dia 28/10 – Reunião dia 04/11

– Até dia 25/11 – Reunião dia 02/12

2.  Após a aprovação da banca no Colegiado, havendo interesse nas salas gerenciadas pelo Departamento (salas de reuniões e auditório), deve-se fazer o agendamento de local, data e horário            da defesa no site http://emc.ufsc.br/portal. Dúvidas de acesso, consultar os telefones 3721 7612/3721 9721 ou 3721 9225. Outros locais, a critério do interessado.

3.  Após o agendamento, enviar o Formulário Solicitação de Defesa de Mestrado (disponível no link “Formulários”) para o email ppgemc@contato.ufsc.br informando os dados da defesa (local , data, horário, área de concentração, banca, resumo e palavras-chave) em word. Solicitamos o envio com 20 dias de antecedência, o aluno só defenderá se documentação estiver completa (cópia do diploma, RG e CPF, certidão de nascimento/casamento, créditos exigidos, PDM, proficiência, índice de aproveitamento superior a 7,0, entre outros). Os alunos bolsistas que defendem antes do dia 15 perdem a bolsa com recebimento no mês posterior.

Após a aprovação na defesa de mestrado, o já mestre tem que cumprir algumas formalidades para requerer o seu diploma de mestrado. Dentre elas, deverá entregar versão definitiva da sua dissertação dentro do prazo estabelecido pela comissão examinadora.

É de responsabilidade do aluno dirigir-se à secretaria para fazer o check-list da documentação para o pedido de diploma.

Para a secretaria do POSMEC, o aluno deverá enviar a versão final, com assinaturas digitais do orientador e do coordenador do programa. E-mail para envio: secretaria.posmec@gmail.com

Veja as demais providências no Processo Pedido de Diploma

Para retirar a certidão negativa de debito da BU, que é necessária para pedido de diploma, é só seguir o link. http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-teses-dissertacoes/
 
Para retirada de diplomas por terceiros, é necessária a apresentação de uma procuração simples, anexando a cópia de um documento com foto (RG, CPF ou CNH) do terceiro que virá buscar o diploma. Segue o modelo da procuração: Procuração

Defesas em sigilo: Passos para o sigilo

 

  • Arquivos Entrega digital de dissertações e teses na BU/UFSC – NOVO

1- Resolução Normativa nº46/2019

2- Template-A4_Teses_Dissertacoes 

3- Orientação-para-Criação-de-Certificado-Digital

4- Procedimentos-da-BU-entrega-de-trabalhos-de-conclusão-de-curso-em-nível-de-mestrado-e-doutorado