Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes

Sobre a Inscrição

Por quem devem ser preenchidas as folhas de referência?
Por alguém que conheça seu desempenho acadêmico e possa opinar sobre seu potencial para a pesquisa. Professores, orientadores de iniciação científica, orientadores de estágio, coordenadores de projeto ou de equipes de trabalho normalmente fornecem estas informações. São as pessoas que você indica no formulário de inscrição.

Para o doutorado: o orientador de mestrado envia carta de recomendação e não folha de referência. No caso de o orientador de mestrado e doutorado serem a mesma pessoa, pode ser enviada uma só carta de recomendação e aceite.

É necessário comparecer pessoalmente no PosMEC para efetivar minha inscrição?
Embora você seja sempre bem-vindo a nos visitar, não há necessidade de comparecer pessoalmente apenas para efetivar sua inscrição. A documentação pode ser trazida por outra pessoa ou enviada via CORREIOS.

Sobre as Bolsas

Quem pode receber uma bolsa de pós-graduação do POSMEC?
Mestrandos e doutorandos regularmente matriculados que estejam se dedicando exclusivamente à pós-graduação e que não tenham vínculo empregatício.

Bolsista pode ser professor substituto?

De acordo com o CNPq, o bolsista poderá manter vínculo empregatício se atendidas, no todo, as condições da Portaria Conjunta n° 01, de 15/07/2010, nota de esclarecimento emitida conjuntamente com a CAPES. Pode acumular bolsa e docência (esta deve vir após a implementação da bolsa), desde que com a autorização do orientador e do coordenador do programa.

Qual a duração das bolsas de pós-graduação?
Bolsas de Mestrado são de até 24 meses. Bolsas de Doutorado podem ter até 48 meses. Bolsa não admite prorrogação. O aluno que ganhar bolsa no decorrer do curso (não no primeiro mês) receberá de acordo com os meses que faltam para terminar o prazo (regulamentar).

Como são alocadas as bolsas de pós-graduação?
Dentro de cada área de concentração as bolsas do POSMEC são alocadas em função da ordem de classificação resultante do processo de seleção. Bolsas adicionais, vinculadas a projetos de pesquisa, ou a programas especiais de formação de recursos humanos, podem ser disponibilizadas.

É possível acumular mais de uma bolsa?
Não. As agências que disponibilizam bolsas de pós-graduação não permitem ao aluno acumular mais do que uma bolsa. Entretanto, em alguns casos, é possível receber complemento de bolsa por meio da atuação em projetos de pesquisa junto aos laboratórios.

É possível ser contemplado com bolsa durante o curso, mesmo não tendo sido na seleção de ingresso?
Sim. Durante o curso algumas bolsas vão sendo disponibilizadas, devido às defesas, desligamentos, desistências. Desta forma, o aluno que estiver com o currículo mais adequado (IA, artigos, quantidade de créditos feitos, entre outros) poderá ser contemplado.

É possível a bolsa ser cancelada durante o curso?
Sim. Em caso de desligamento do aluno ou em casos de índice de aproveitamento abaixo da média permitida pela comissão de bolsas.

Sobre o Processo Seletivo

Como é realizado o processo seletivo no Mestrado?
Para o Mestrado é designada uma Comissão de Seleção por área de concentração. Os pedidos de inscrição são analisados um a um, observando-se itens como o desempenho acadêmico na graduação, experiência acadêmica (iniciação científica, monitorias), experiência profissional (estágios ou, quando for o caso, atuação profissional), dentre outros. Os candidatos são avaliados e a cada um é atribuída uma ordem de classificação. Por fim, são divulgadas listas ordenadas dos candidatos aprovados em cada Área de Concentração. O resultado é divulgado no sítio do POSMEC e nos murais do Departamento de Eng. Mecânica.

Como é realizado o processo seletivo do Doutorado?
Para cada candidato ao Doutorado é designada uma Comissão de Seleção formada por especialistas compatíveis com a área de interesse do candidato. O desempenho acadêmico no Mestrado, a qualidade da Dissertação de Mestrado defendida, o tempo de titulação, a proposta de trabalho e a adequação do orientador indicado, são alguns dos aspectos observados pela Comissão de Seleção. Além de deliberar pela admissão de um candidato, a Comissão de Seleção define quais e quantos créditos de disciplinas de Mestrado e disciplinas isoladas serão validados para o Doutorado.

Quando é realizado o processo seletivo do Doutorado?
Em qualquer época do ano. O início das aulas pode se dar em qualquer um dos bimestres.

Quando é realizado o processo seletivo do Mestrado?
  A partir de 2014, o processo seletivo passou a ser realizado duas vezes por ano: em outubro e em maio para os alunos que iniciarão as aulas em março ou em agosto, respectivamente.

Quando devo fazer a prova de proficiência em Inglês?
   Desde final de 2014, a UFSC passou a aceitar certificados TOEFL ITP. A nota mínima é de 47 pontos na parte de leitura. Também é aceito o certificado do DLLE/CCE/UFSC, com conceito acima de 7,0. Outros tipos de avaliação são aceitos, com mínimo de 60 h/a.

Documentos para Inscrição

Eu estarei me formando no final deste ano. Meu diploma não ficará pronto em tempo de enviá-lo para o processo seletivo. O que devo fazer?
  Você pode nos enviar uma declaração do seu curso de graduação atestando que você concluiu seu curso e aguarda emissão do diploma ou, se for o caso, que você é um provável formando (integralizou os créditos). A declaração será suficiente para o processo seletivo. O diploma deverá ser apresentado na secretaria na data da matrícula.

O que deve conter no Plano de Estudos?

O Plano de Estudos consiste em uma breve descrição do(s) tema(s) e/ou linha(s) de pesquisa(s) com o(s) qual(is) gostaria de aprofundar sua formação e desenvolver a dissertação de mestrado e uma breve justificativa para a escolha. Não há necessidade de apontar as disciplinas que pretende cursar. No processo seletivo o Plano de Estudos é usado mais fortemente como um elemento para avaliar a capacidade do candidato em se expressar e organizar ideias. Não há obrigatoriedade de nenhuma das partes em desenvolver exatamente o que está proposto nele.

Sobre a desistência e o desligamento do programa

Atualmente, o aluno que solicita a desistência dentro do prazo regulamentar (sem prorrogação), tem a faculdade de solicitar, através de nova participação em processo seletivo de ingresso,  a validação das disciplinas cursadas com aprovação. Porém, a decisão sobre a validação fica a cargo da comissão de análise. Hoje, o prazo para validação das disciplinas é até 10 anos da conclusão das mesmas. O aluno desligado do programa perde o direito à validação dos créditos, e dos demais eventos concluídos, no caso de nova solicitação de ingresso no programa.

Outras perguntas

Como fazer a validação de disciplinas feitas antes do ingresso no mestrado (alunos de ded. exclusiva)?

O orientador escreve (carimba e assina) no histórico do aluno a solicitação da validação das disciplinas (todas ou algumas). Enviar para secretaria do POSMEC.

Como passar do regime de dedicação exclusiva para o regime de dedicação parcial?

O aluno deverá enviar um memorando ao coordenador (com o histórico anexado), justificando o seu pedido. Caso tenha orientador, o mesmo deve assinar como ciente da solicitação.

O POSMEC custeia a revisão de artigos acadêmicos ?

Sim, é só encaminhar o pedido de revisão para Sra. Siobhan, através do e-mail classes_translations@yahoo.com.br. Só é custeada a REVISÃO, não a tradução do artigo.

Como faço para defender a dissertação ou a tese?
 Solicitar a aprovação da banca no colegiado (vide agenda no site). Após aprovação do colegiado, deve ser agendado o local (no site do departamento de engenharia mecânica). Enviar o dados da defesa para o e-mail do POSMEC (em docx.). Para as defesas de tese, devem ser enviados o endereço de e-mail do membros externo, que o POSMEC pagará as despesas de deslocamento e hospedagem. Todas devem ser informadas com antecedência, preferencialmente 30 dias.

Sou aluno regular, posso fazer matrícula isolada em outra pós na UFSC?
 Não. Um aluno não pode ter duas matrículas, uma como regular e outra como isolada.

Sou aluno regular, posso fazer matrícula em uma disciplina em outra pós na UFSC?

Sim. Deve entregar o requerimento de matrícula do POSMEC na secretaria do POSMEC, preenchido e assinado também pelo orientador, no prazo da matrícula do outro curso de pós.

Como tomo ciência se a prorrogação de prazo (mestrandos e doutorandos) foi concedida?
 Consultando o histórico no CAPG, ou, na secretaria. É um direito do aluno solicitar a prorrogação de prazo, enviando o pedido 10 dias antes do prazo final regulamentar. A análise é feita pelo coordenador.

Obs: estágio pós-doutoral vide “legislação e normas”;

Como obtenho recursos para congresso, seminários, compra de materiais para pesquisa?
  Você deve nos enviar uma solicitação de recursos (modelo no site em solicitação de recursos) para participação em congressos/seminários. O direito ao financiamento para congressos é somente para alunos regulares do programa, alunos que já defenderam não podem pleitear, pois o que vale é a data do congresso (CAPES). Para aquisição de materiais você deve enviar um memorando (documento escrito) solicitando a compra, juntando um orçamento. O pedido será analisado pelo coordenador, e após o aluno será informado para providenciar a compra/inscrição.

É possível fazer parte do Doutorado no exterior?
 Sim. Alunos de Doutorado com elevado desempenho podem se candidatar à modalidade denominada “Doutorado Sanduíche”. O aluno cursa as disciplinas no POSMEC e, após a aprovação do seu Exame de Qualificação, pode vir a desenvolver parte da sua tese de Doutorado em uma boa universidade no exterior por um período de 4 a 12 meses. Retornará ao POSMEC para concluir e defender o seu trabalho.

Aluno que defende dentro do prazo regulamentar tem algum benefício?

Bolsistas do POSMEC cujas defesas da dissertação ou tese ocorrerem dentro do prazo regulamentar (24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado) receberão como benefício adicional o pagamento das despesas com a confecção de N+3 exemplares definitivos da dissertação ou tese, sendo N o número de membros da Comissão Examinadora. Veja os dados para a nota fiscal em solicitação de recursos. Os pagamentos só serão feitos se a nota estiver de acordo com as instruções.